segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SÓDIO: O NOVO VILÃO DA SAÚDE


SÓDIO: O NOVO VILÃO DA SAÚDE
O sódio é um mineral que desempenha importantes papéis no organismo, mas em excesso, pode trazer prejuízos a saúde e ao emagrecimento. O sal traz em sua composição o sódio.
Uma estatística preocupante: nós estamos consumindo, por dia, seis a dez vezes mais sódio do que os médicos recomendam. E o pior é que muitas vezes nem fazemos ideia de onde esse perigo se esconde. 
A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo máximo de 2 gramas de sódio por dia. E a população brasileira consome em torno 12 gramas por dia.
Se o nível de sódio do organismo fica alto, ele pode liberar hormônios que causam a retenção de líquido e inchaço, e os rins não dão conta de filtrar e excretar o sódio e fica com seu desempenho comprometido. Mesmo quem não sofre com hipertensão deve estar muito atento ao consumo de sódio.
E é bom ficar de olho no cardápio porque não são só os produtos salgados que têm sódio. Alimentos doces, como biscoitos recheados, chocolates, guloseimas e refrigerantes, inclusive os light e diets, que usam sacarina e ciclamato em sua composição, também têm altos níveis do nutriente. “Assim como os demais produtos industrializados, eles têm conservantes e exigem uma restrição no consumo.”
Atente para os conselhos a seguir para redução no consumo de sal:
·         Não utilize saleiro na mesa durante a refeição;
·         Prepare os alimentos com uma quantidade mínima de sal;
·         Utilize temperos naturais, como alho, cebola, ervas aromáticas, etc.
·         Evite alimentos industrializados, dê preferência por consumir alimentos naturais.
·         Leia sempre os rótulos dos produtos e verifique a quantidade de sódio dos alimentos industrializados.
·          Beba água – ingerir pelo menos dois litros de água todos os dias é um jeito de equilibrar a quantidade de sódio no organismo, já que o excesso do nutriente é eliminado pelo suor e pela urina.
Nem sempre uma comida com pouco sal significa uma comida sem gosto, sem graça, use e abuse com as ervas aromáticas, como: manjericão, alecrim, orégano, salsinha, sálvia, tomilho e outras.    

Glutamina o que é isso?


Glutamina
A Glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular e é literalmente dilacerado nos músculos durante períodos de estresse, como exercícios intensos e treinamento com peso. A glutamina é considerada “incondicionalmente essencial” pois esse esgotamento pode causar perda muscular e diminuição da função imunológica.
Praticantes de atividades físicas identificam, basicamente, 4 benefícios principais no consumo da glutamina:
·         Redução da quebra de tecido muscular e estímulo do crescimento dos músculos;
·         Estímulo ao aumento de volume da célula, o que favorece o crescimento muscular;
·         Auxílio na entrada dos aminoácidos nas células musculares para melhorar a recuperação após os exercícios.
·         Melhora do sistema imune: é utilizada como energia pelas células do sistema imunológico, para formação de anticorpos. Anticorpos (linfócitos e macrófagos) são agentes que combatem infecções.

Em situações de overtraining, prática de exercícios prolongados e de alta intensidade, períodos pré-competições, há um aumento da concentração de cortisol (um hormônio que é produzido em situações de stress) , causando um aumento no fluxo de glutamina para fora do músculo. O resultado disso é que o indivíduo sofre uma imunosupressão (queda da sua imunidade).

A glutamina é naturalmente produzida nos nossos músculos e pode ser também encontrada em suplementos individuais onde a concentração é bem maior, em alimentos ricos em proteína como carnes, peixes e derivados do leite. Mesmo que o Whey Protein seja uma excelente fonte de glutamina, muitos dos suplementos de qualidade de Whey Protein são fortificados com glutamina, assim como muitos Substitutos de Refeição de qualidade.
A glutamina deve ser consumida regularmente ao longo do dia, contudo, os momentos mais importantes são depois da atividade física e antes de dormir. Acredita-se, também, que seja melhor consumir glutamina sem a adição de outro aminoácido, pois há indícios de que há uma competição pela sua utilização no organismo.
Outra boa idéia, logo após a atividade física, é tomar glutamina juntamente com carboidratos simples (ex: frutas e mel) para aumentar os níveis de insulina e dessa forma acelerar a entrada da glutamina nas células musculares. Isso contribui para uma recuperação mais rápida.
Na maioria das pesquisas feitas em indivíduos saudáveis que utilizaram essa substância pelo um certo período, demonstraram que seu uso é seguro e que não a risco de efeitos colaterais. Apenas em indivíduos diabéticos seu uso tem que ser controlado por um médico, já que estudos mostraram que diabéticos metabolizam a Glutamina de maneira anormal.