segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SÓDIO: O NOVO VILÃO DA SAÚDE


SÓDIO: O NOVO VILÃO DA SAÚDE
O sódio é um mineral que desempenha importantes papéis no organismo, mas em excesso, pode trazer prejuízos a saúde e ao emagrecimento. O sal traz em sua composição o sódio.
Uma estatística preocupante: nós estamos consumindo, por dia, seis a dez vezes mais sódio do que os médicos recomendam. E o pior é que muitas vezes nem fazemos ideia de onde esse perigo se esconde. 
A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo máximo de 2 gramas de sódio por dia. E a população brasileira consome em torno 12 gramas por dia.
Se o nível de sódio do organismo fica alto, ele pode liberar hormônios que causam a retenção de líquido e inchaço, e os rins não dão conta de filtrar e excretar o sódio e fica com seu desempenho comprometido. Mesmo quem não sofre com hipertensão deve estar muito atento ao consumo de sódio.
E é bom ficar de olho no cardápio porque não são só os produtos salgados que têm sódio. Alimentos doces, como biscoitos recheados, chocolates, guloseimas e refrigerantes, inclusive os light e diets, que usam sacarina e ciclamato em sua composição, também têm altos níveis do nutriente. “Assim como os demais produtos industrializados, eles têm conservantes e exigem uma restrição no consumo.”
Atente para os conselhos a seguir para redução no consumo de sal:
·         Não utilize saleiro na mesa durante a refeição;
·         Prepare os alimentos com uma quantidade mínima de sal;
·         Utilize temperos naturais, como alho, cebola, ervas aromáticas, etc.
·         Evite alimentos industrializados, dê preferência por consumir alimentos naturais.
·         Leia sempre os rótulos dos produtos e verifique a quantidade de sódio dos alimentos industrializados.
·          Beba água – ingerir pelo menos dois litros de água todos os dias é um jeito de equilibrar a quantidade de sódio no organismo, já que o excesso do nutriente é eliminado pelo suor e pela urina.
Nem sempre uma comida com pouco sal significa uma comida sem gosto, sem graça, use e abuse com as ervas aromáticas, como: manjericão, alecrim, orégano, salsinha, sálvia, tomilho e outras.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário